domingo, 7 de fevereiro de 2010

O conservadorismo vs A razão

O vídeo abaixo foi enviado por um amigo meu recentemente e me chamou muito a atenção. Sendo esse amigo meu ateu, ele me mandou este vídeo em que o médico Dráuzio Varella fala sobre seu ateísmo, porém, a minha ideia ao postá-lo aqui não é pregar qualquer crença ou descrença, no caso, mas relevar alguns argumentos interessantes do Doutor sobre o preconceito da parte da igreja com relação aos ateus e alguns atos da igreja com os quais ele se diz revoltado.



A parte que eu gostaria de destacar é o que ele diz como resposta à pergunta sobre a sua posição quanto ao caso da garota grávida aos 9 anos de idade vítima de estupro, cuja família foi excomungada, por autorizar o aborto, e também os médicos que o praticaram.
Dr. Drauzio Varella é aplaudido ao mostrar aos espectadores que a medicina é uma profissão em que se responsabilizam a fazer o que é certo de acordo com a humanidade, pensando e praticando de humano para humano, passando por cima do conservadorismo e do autoritarismo pelo bem próprio e pelo bem das pessoas. "Bem" esse que os líderes religiosos muitas vezes deixam para segundo plano, priorizando a imposição de seu poder sobre a sociedade.
O que eles ganham em troca de tal imposição? A resposta é a seguinte: o medo, o respeito, dinheiro, e um lugar especial no Reino do PECADO!

6 comentários:

  1. Muito interessante a postagem!
    Como eu também não acredito em deus, ela realmente elucida grande parte das minhas crenças/descrenças.
    A questão do conservadorismo da igreja, infelizmente é um mal que sempre existiu, e parece que não vai deixar a mente dos Homens em paz. A pior coisa de ser espectadora em tudo isso, é que as pessoas não percebem que estão seguindo uma instituição constrída por outros Homens. Homens que não tem cede de outra coisa a não ser se perpetuar no poder. Afinal, quem não quer poder?Quem não que preservar sua zona de conforto?
    O dia em que a igreja deixar de existir será o dia em que os "fiéis" perceberem que a Bíblia foi escrita por seres humanos, e que não passa de uma ficção muito boa, escrita em uma época perdida e que não deve ser levada ao pé da letra em nossos tempos de pós-modernidade.

    ResponderExcluir
  2. Passando por acaso nesse blog e vendo esse post, não pude deixar de fazer comentários sobre alguns equívocos do Drauzio Varella:

    "a crença religiosa não me atrai, eu não consigo acreditar, eu tenho uma formação científica"

    Agora o que a formação científica tem a ver com a incredulidade pessoal dele em religião? Nada, provavelmente.

    "eu acho que eu tenho que encontrar uma explicação pra vida e eu acho que a explicação pra vida que é a evolução, que a vida tenha surgido na terra por acaso e tenha evoluído por competição e seleção natural me encanta muito mais (...) do que a concepção da vida como ser superior que diz com uma varinha mágica, agora que aparece o homem, agora aparece a mulher, pam"

    Porém o evolucionismo sempre foi sustentado pela religião (católica), essa papo de varinha mágica é besteira dele, a igreja não faz essa interpretação literal da Bíblia há 1500 anos. Irônico também ele versar sobre o evolucionismo como solução para "concepção da vida", será que ele quis dizer origem da vida? Pois o evolucionismo nada fala sobre origem da vida...

    "não apareceu uma associação médica, um conselho regional, um conselho federal, pra dizer 'olha, esses moços não erraram, eles fizeram o que está na lei', não apareceu ninguém..."

    Claro, o médico tem que fazer o que sua profissão manda, e não obedecer à credos de qualquer igreja ou religião.

    "a sociedade tem direito de pensar coisas diferentes, cada um tem direito de escolher a religião que quer (...) eles não tem direito de impor a vontade"

    A igreja também não condena a liberdade de ninguém, pelo contrário, a defende, apenas faz recomendações, de acordo com seus dogmas. Nunca fui obrigado a usar camisinha, essa história de imposição é papo furado dele.

    ResponderExcluir
  3. Carlos,
    A igreja já não impõe tanto porque pessoas morreram lutando (ou na fogueira) para você poder fazer suas escolhas, como o exemplo de usar uma camisinha ou não. Se você acha que a religião (católica ou qualquer outra)não oprime, porque não relembra o caso de uma menina que foi estuprada aos 10 anos e ficou grávida. Isso aconteceu ano passado, onde a mãe dela e os médicos da criança foram excomungados por terem feito o aborto da menina. Sendo que o médico responsável estava exercendo sua profissão para salvar a vida da menina, que corria sérios riscos.

    A própria questão de legalização do aborto é reprimida pela igreja, aliás não só a legalização, mas a livre discussão sobre o assunto, que é um tabu ainda hoje graças ao mito de "proteção à vida" utilizado por uma igreja que antigamente era contra pesquisas para a criação de vacinas (fato histórico). A nossa liberdade de escolha é mais comprometida do que parece.

    ResponderExcluir
  4. Mas vamos combinar, o Drauzio só satisfaz quando faz reportagem especial para o fantástico.. xD

    ResponderExcluir
  5. Bem, só concordo que algumas coisas que ele falou foram infelizes devido à indelicadeza, porém...

    "Claro, o médico tem que fazer o que sua profissão manda, e não obedecer à credos de qualquer igreja ou religião."

    Foi exatamente isso o que o Dráuzio quis dizer à respeito dos médicos que praticaram o aborto, e a dignidade desses médicos merece ser defendida. Não há igreja que tenha o direito de julgá-los.
    A igreja condena! E não só a liberdade, ela condena tudo aquilo que ela julga errado contradizendo-se assim com o tal do "Não julgarás para que não sejas julgado"

    "Mas vamos combinar, o Drauzio só satisfaz quando faz reportagem especial para o fantástico.. xD"

    Pois é, e essa parte já não me interessa nem um pouco...^^

    ResponderExcluir
  6. Cibele,

    O caso da excomunhão não configura opressão, pois ninguém foi obrigado a nada. A igreja (católica) tem seus princípios, e tem o direito de determinar quem dela participa ou não, pois não é bem público.

    Concordo contigo que havia opressão por parte da Inquisição, e acho que foi um grande erro da igreja. Nem tudo pode ser perfeito, também, principalmente quando se vivia em um contexto no qual a tortura e opressão era prática comum em qualquer tribunal medievo. A inquisição acabou, mas não acho que tenha sido por causa de mártires que morreram em defesa da liberdade, pois assim como inocentes foram condenados, pessoas que defendiam seus próprios interesses mesquinhos também foram julgados. Deve-se lembrar que na história da humanidade nem tudo é completamente mau ou bom.

    Também desconheço qualquer repressão à "livre discussão do assunto", se tiveres um caso disso, favor citar. Também desconheço sobre a igreja ser contra a criação de vacinas, favor citar a fonte. Entretanto, mesmo que isso tenha ocorrido, vale mencionar que o surgimento do método científico como conhecemos hoje (e de quase todas as áreas da ciência) deriva principalmente da igreja católica, que criou a instituição hoje conhecida como universidade, e cujos padres foram pioneiros em inúmeras ciências e descobertas. Isso me lembra a contradição do título do post, "conservadorismo vs razão", como se houvesse tal dicotomia, quando na verdade o florescimento do pensamento racional no estudo das coisas foi motivado pela própria igreja.

    ResponderExcluir