segunda-feira, 10 de maio de 2010

Rede de paranoia e medo em massa...


 Primeiramente, façamos a seguinte questão: Para que ter uma visão ampla de mundo para tentarmos enxergar nas entrelinhas o que chamamos de "ignorancia"?
Vamos somar algumas coisas: Trabalhar nas ruas em contato com a população, discursando sobre saúde e meio ambiente atravez de uma linguagem, tom de voz, expressões faciais e corporais que os convençam para que não nos humilhem, não duvidem de que estamos realmente a serviço deles, e não nos ameacem.
Meu post é sobre medo! Sobre a rede de pavor em todos os cantos!
Eu tenho rodado a cidade inteira a trabalho, e para quem não sabe, moro numa região periférica.
No último sábado (8), estive trabalhando num bairro próximo ao meu, e passei na casa de um casal de idosos. Quando me apresentei como um funcionário da Secretaria de Saúde e estava lá para fazer uma vistoria em sua residência, o senhor me fez a seguinte pergunta: "E como é que eu vou saber que você não vai me assaltar quando eu abrir o portão?". A conversa foi longa até que eu o convencesse, portanto encerrarei este ocorrido por aqui iniciando uma nova história.
Hoje, 10, três mulheres, colegas de trabalho, enquanto trabalhavam justamente no bairro onde eu moro, passavam pelo ponto "menos favorecido" da área (que por sinal foi vistoriada há uma semana atrás).O começo do problema começou quando o motorista que as acompanhava estava parado no mesmo local que da última vez e, portanto, foi reconhecido de modo negativo e teve de se retirar imediatamente.
A polícia militar chegou para interromper passagem de drogas no local justamente enquanto a equipe trabalhava. Resultado: foram taxados de X-9, e as moças tiveram de fugir de lá escoltadas pela polícia e não tem a mínima intenção de trabalhar novamente no bairro.
Possibilidades: A área ser banida do cronograma de trabalho e um aumento no surto de dengue na região devido descaso da população, que é devido ao medo de se comprometer, que é devido ao preconceito que nos rodeia, que é devido à ameaça que as pessoas fazem questão de apresentar umas as outras, que é devido à rede de pavor em massa na qual estamos encurralados, que é devido à uma sociedade mal-educada, mal-distribuida, mal-alimentada, viciada e doente.
A análise de possibilidades acima representa a importancia de se enxergar nas entrelinhas o que chamamos de ignorancia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário