quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Projeto Vênus - Criando Armas de Criação em Massa



Olá, antes de mais nada, caro leitor!
No último post, comentei sobre uma ideia de implantar uma certa medida no mundo em prol de nossa sobrevivência, não me referindo apenas à raça humana, mas à natureza como um todo.
Pois bem; ao citar tal ideia, me referia ao projeto idealizado pelo engenheiro social e designer Jacque Fresco: O Projeto Vênus.
Você, ser humano, que cresceu ou vem crescendo sob uma educação que, melhor pode ser entendida como um senso comum, de que devemos lutar para que possamos responder aos padrões de qualidade de vida, -sendo esses: ter uma boa formação acadêmica para adquirir um bom ingresso no mercado de trabalho, para obter uma boa renda, para que adquira boas propriedades, para que então possa ter a liberdade para construir uma família, e seguir esta mesma dinâmica para manter esta família - Você, ser humano, consegue imaginar todos nós vivendo libertos de tudo isso?
Toda esta busca por essa "qualidade de vida" faz com que permitamos que tirem de nós o que é nosso por direito, dádivas da natureza são atribuídas à um valor econômico, tomadas como posse, exploradas, degradadas, perdidas e sujeitadas à uma "medida compensatória" que não necessariamente compensa a perda, pois não há dinheiro no mundo que possa realmente comprar o que já faz parte de nós.
Para quem leu os posts anteriores sobre Zeitgeist e assistiu a ambos os filmes, já entendeu(ou não) o fato de que o sistema monetário nada mais é do que SERVIDÃO. Ele limita as nossas capacidades, fazendo com que sejamos individualistas, trabalhemos para nossos próprios benefícios, sujeitando-nos à servir a outros seres humanos que na verdade deveriam ser parceiros e não soberanos.
A estrutura social proposta pelo Projeto Venus chama-se Economia Baseada em Recursos.
O projeto ressalta todas as nossas conquistas, avanços tecnológicos alcançados ao longo da história e os atuais avanços, baseados nos recursos naturais, permitindo-nos desenvolvimentos verdadeiramente sustentáveis. Contudo, você poderá notar ao conhecer este projeto a importância da mente humana, que tanto é usada em prol da destruição de nosso entorno, para a criação e crescimento. Como é citado no filme, ao invés de usar nossas mentes para criar armas de destruição em massa, podemos criar armas de criação em massa.
Com a extinção do sistema monetário, o conceito de trabalho mudará. Não existirá mais a servidão, e sim a colaboração, o uso da criatividade e a auto-realização.
Acima de tudo, o Projeto Vênus mostra a relação entre o libertarianismo e a sustentabilidade, mostrando como o regime livre da escravidão pode ser implantado em nossa era.

Saiba mais: - site oficial
                  - Vênus BR
                  - comunidade
                  - O que é o Projeto Vênus
                  - O que é Zeitgeist


Um comentário:

  1. Olá! Vi os vídeos e li um pouco a respeito. Considerando não apenas altamente interessante, mas, mais que isso, altamente relevante e necessário! Assim, saberia me dizer, por acaso, como poderíamos dar início à implantação de tal projeto no Brasil? Existe, na mesma senda, muito material bom para a libertação de amarras como: pagar por energia! Devemos buscar energias livres. As quais possamos, nós próprios, produzi-las em casa, por exemplo, e utilizá-las livremente. Afinal de contas, de onde vem a energia senão da própria natureza?! A natureza nos cobra algo?! Claro que não. A não ser seu bem cuidar! Portanto, ninguém tem o direito de utilizar a natureza, maltratando-a, para extrair dela lucro! Abraço!

    ResponderExcluir